Jovens paranaenses premiados em Nova Iorque são homenageados

Os sete jovens paranaenses premiados na maior competição do mundo de tecnologia aplicada ao Direito foram homenageados nesta terça-feira (22). Eles conquistaram o 2º lugar mundial na Global Legal Hackathon/2019. A competição reuniu 700 times de 24 países.

O grupo criou o aplicativo “O Rui”, que permite que consumidores com queixas contra operadoras telefônicas tenham acesso ao Judiciário e possam reivindicar os seus direitos de maneira simples e barata.

Ao entrar na plataforma digital, o usuário preenche dados pessoais e responde a perguntas – que já têm opções prontas de respostas. A partir disso, é gerada uma petição personalizada sobre o problema enfrentado pelo consumidor.

Quando tiver a reclamação em mãos, montada com o auxílio do Rui, o consumidor escolhe entre dar entrada em sites que oferecem Resolução de Conflitos Online (ODRs) ou então entrar na Justiça. Se a última opção for a escolhida, ajuíza-se uma ação no Juizado Especial. Seguindo as orientações elaboradas pelo Rui, o usuário consegue levar o processo judicial adiante sozinho.

O Rui ainda faz uma auditoria de contas telefônicas. O usuário coloca uma foto da conta, que pode ser tirada do celular. Então, a plataforma compara as cobranças realizadas com os serviços contratados pelo consumidor e busca por cobranças indevidas ou faturamentos incorretos.

Reconhecimento

Os jovens profissionais foram homenageados com a entrega da Menção Honrosa concedida pela Assembleia Legislativa.

O governador Ratinho Junior destacou a iniciativa dos jovens de buscar uma solução que ajuda as pessoas. “Só o fato de participarem deste desafio já é uma vitória. Chegar em um dos primeiros lugares com um projeto que abre o acesso à justiça é um resultado dos mais positivos para o Paraná e o Brasil. Reconhecemos e homenageamos o talento destes jovens”, afirmou Ratinho Junior.

O deputado Hussein Bakri, líder do governo na Assembleia e autor homenagem, também destacou que o trabalho dos jovens paranaenses vem ao encontro da política de buscar a inovação e valorizar talentos. “O desempenho desta equipe é motivo de orgulho para os paranaenses. Essa homenagem é um merecido reconhecimento”, afirmou Bakri.

Pin It on Pinterest

Contato por WhatsApp