Sebrae promove mutirão para empreendedores

O Sebrae/PR, a Prefeitura de Curitiba e parceiros promovem nesta quinta-feira (23) o Mutirão do MEI, das 08h às 17 horas, no Salão de Atos do Parque Barigui (ao lado do Restaurante Maggiore), em Curitiba. A ação integra a Semana do MEI e oportunizará aos microempreendedores individuais orientações e capacitações em diversos temas relacionados a gestão de um negócio.

Durante o mutirão, os empreendedores poderão ser atendidos pelos profissionais das Salas do Empreendedor de Curitiba e terão a oportunidade de realizar consultorias com especialistas do Sebrae/PR que, juntamente com técnicos da Prefeitura de Curitiba, também auxiliarão na declaração anual (DASN-MEI), uma vez que o prazo para o envio é dia 31 de maio.

Além disso, será possível tirar dúvidas com entidades como o Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Secretaria Municipal de Urbanismo e Finanças (sobre ISS), Receita Estadual, INSS e Conselho Regional de Contabilidade (CRC) e ser atendido por instituições financeiras como Credisol, Sicoob, Garantisul e Fomento Paraná para a apresentação de opções de crédito.

Também serão realizadas duas palestras. A primeira, do consultor e gestão de inovação do Sebrae/PR, Mauricio Reck, abordará o tema “Tendências de Mercado: O que seus Clientes vão Querer para o Futuro?”, das 09 às 10h30 horas, enquanto a segunda, do diretor de Relações Institucionais da ABRH-PR, Gilmar de Andrade, tem como tema “O crescimento da sua empresa começa hoje”, das 15 às 17h30.                

Confira aqui a programação completa.

Semana do MEI

A 10ª Semana do MEI, que acontece até dia 24 de maio, promove 216 ações de capacitações, entre consultorias, cursos, encontros, feiras, oficinas, palestras, seminários, workshops e rodadas de negócios em 84 paranaenses.

No Estado, conforme dados de maio de 2019, do Cadastro Sebrae Empresas/Receita Federal (CSE/RF), são 469.112 MEIs formalizados, o que corresponde a 37,70% das empresas paranaenses.  No Brasil são mais de 8,4 milhões. “O objetivo é oferecer capacitação e orientação como foco no sucesso do cliente, de maneira que possam ter melhores resultados em seus negócios”, diz a coordenadora estadual de Atendimento Empresarial das Salas do Empreendedor, Carla Selva.

Presencialmente, serão oferecidos atendimentos especializados, focados em gaps gerenciais e de competitividade desse público. Pelas plataformas digitais, estarão disponíveis informações sobre gestão, crédito, finanças, marketing digital, benefícios de ser MEI, direitos e deveres, além de conteúdos específicos para alguns segmentos de maior volume do MEI como alimentos e bebidas, beleza, construção e reforma, energia, saúde e bem-estar, turismo, vestuário, calçados e bolsas. Para saber quais municípios terão ações durante a Semana MEI é necessário acessar o endereço eletrônico https://www.sebraepr.com.br/semanadomei/.

Educação Financeira

No mesmo período da Semana do MEI, de 20 a 26 de maio, acontecerá a Semana Nacional de Educação Financeira, com ações direcionadas também a auxiliar a gestão financeira do MEI. Pesquisa do Sebrae apontou, em 2018, que 77% dos microempreendedores individuais ouvidos nunca fizeram capacitação em finanças, 50% deles preferem registrar o controle dos gastos e investimentos em papel e 34% não conseguem manter seus pagamentos em dia.

Neste contexto, o Sebrae adotou as finanças como tema da Semana do MEI deste ano e conciliou toda a sua agenda de capacitações em gestão financeira voltada ao MEI, trazendo orientações para que este se torne mais competitivo e tenha no controle de gastos um aliado para se tornar a cada dia mais competitivo. Já são mais de 2 mil eventos em todo o país voltados a educação e gestão financeira planejados para o período.

Pin It on Pinterest

Contato por WhatsApp